A Hidroterapia Equina tem se tornado uma grande colaboradora de cavalos de alto rendimento. A hidroterapia engloba diferentes terapias que são desenvolvidas com o auxílio de água.
É interessante que a hidroterapia passou a ser usada como prevenção de lesões e não apenas como uma forma de remediar um problema instalado. São reconhecidos inúmeros benefícios da hidroterapia equina, a seguir vamos explicar um pouco mais sobre eles e sobre as técnicas mais comuns.
Uma das modalidades de Hidroterapia Equina mais utilizadas é a da Hidroesteira, que consiste numa esteira que está submersa. É feita uma predeterminação de volume de água e velocidade de caminhar na esteira de acordo com o caso de cada animal. O objetivo da Hidroesteira é que o cavalo possa caminhar mantendo a mesma postura de quando está montado, porém, sem estressar os seus músculos.
Levar o cavalo para fazer atividades físicas com parte do corpo submerso é uma forma de ajudar a tornar a sua prática física menos traumática. O peso exercido sobre os seus membros é bastante reduzido com a ajuda da água, de maneira que o equino passa a ficar mais leve. Quanto maior é a parte do seu corpo submersa, mais leve ele se torna enquanto desenvolve a atividade física e, com isso, força menos os seus músculos.